sábado, 27 de setembro de 2014

SETE PRESOS EM OPERAÇÃO ANTITRÁFICO NA FRONTEIRA



ZERO HORA 27 de setembro de 2014 | N° 17935


HUMBERTO TREZZI


AÇÃO CONTRA DROGAS. Quadrilha trazia maconha e cocaína da Argentina para o Brasil e o Uruguai. Em um ano, já foram apreendidos 200 quilos de entorpecentes


A Polícia Federal (PF) desarticulou ontem uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. Os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A operação foi chamada de Cararéu, pelo fato de os traficantes usarem um rio fronteiriço com esse nome para transportar a droga.

Foram presas sete pessoas. A investigação da PF começou há cerca de um ano, quando 28 quilos de maconha foram encontrados, em junho de 2013, junto ao Arroio Cararéu. A droga foi abandonada por tripulantes de um veículo argentino, que conseguiram fugir.

Ao longo da apuração, os policiais descobriram que o grupo trazia cocaína e maconha da Argentina para o Brasil e distribuía na região de Uruguaiana, e também repassava drogas para o Uruguai. De um ano para cá, foram realizadas cinco prisões em flagrante e apreendidos mais de 200 quilos de drogas, além de identificados veículos roubados e clonados.

A PF apreendeu com um brasileiro de Barra do Quaraí (cidade fronteiriça com a localidade uruguaia de Bella Unión) 192 quilos de maconha destinadas ao Uruguai. A droga estava acondicionada no porta-malas de um Corolla brasileiro, com placas clonadas. As autoridades uruguaias receberam informações sobre a quadrilha e participam da caçada ao bando, que atua em territórios uruguaio, brasileiro, argentino e paraguaio.

Os presos e demais envolvidos serão indiciados por tráfico internacional de drogas, o que pode resultar em até 25 anos de reclusão. Mais de 60 policiais federais participaram da ação ontem, com apoio de 20 PMs.




Atuação de grupo seria reflexo de expansão em país vizinho


A ação da quadrilha é vista, por policiais brasileiros, como reflexo do crescimento do mercado uruguaio de maconha, já que o plantio e venda de pequenas quantias de marijuana naquele país está em processo de legalização. Em 2008, a polícia uruguaia localizou apenas 809 quilos de maconha. Em 2012, o confisco mais do que dobrou: 1,9 tonelada. E, em 2013, o número passou para 2,1 toneladas, conforme revelou Zero Hora em reportagem em maio deste ano.

As províncias argentinas próximas ao Uruguai e Brasil (Corrientes e Misiones, especialmente) também sofreram um incremento no número de apreensões de maconha. Em 2013, foram confiscadas nessa região 13 toneladas. Neste ano, oito toneladas até abril (inclusive com cinco aeronaves apreendidas). A maior parte da droga foi encontrada em Paso de los Libres e Santo Tomé, na fronteira com as cidades gaúchas de Uruguaiana e São Borja, locais onde atuavam a quadrilha desarticulada pela Operação Cararéu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário