terça-feira, 12 de junho de 2012

TRAFICANTES DA FRONTEIRA SÃO DENUNCIADOS PELO MP




OPERAÇÃO NAVALHA
MP denuncia 79 traficantes na fronteira - EDUARDO PAGANELLA, ZERO HORA 12/06/2012


O Ministério Público de São Borja denunciou 79 dos 114 traficantes indiciados na chamada Operação Navalha, deflagrada no final de março e considerada a maior da Polícia Civil no Rio Grande do Sul. Somente no dia em que ocorreu, 77 traficantes foram detidos na região da Fronteira Oeste.

Os promotores Fernando Andrade Alves e Léo Mário Heidrich Leal analisaram 12 inquéritos remetidos pela polícia. Em 10, foram oferecidas denúncia e outros dois, encaminhados para arquivamento. Nesses últimos casos, a Promotoria entendeu que não havia provas suficientes.

O trabalho foi concluído dentro do prazo legal, e a última denúncia foi oferecida no sábado passado. Na maioria delas, foi feito junto o pedido de prisão dos suspeitos, mas em alguns casos foram adotadas medidas cautelares (restrições aos denunciados).

Os números finais indicam o oferecimento de denúncia em aproximadamente 70% dos indiciamentos por tráfico e 60% dos indiciamentos por associação para o tráfico de drogas. Segundo o delegado Gerri Adriane Mendes, de São Borja, informou que foram 92 detidos.

A OPERAÇÃO:

Mais de 600 policiais civis de todas as regiões do Estado chegaram à Fronteira Oeste na noite do dia 29 de março e se hospedaram em quartéis do Exército de Itaqui, Santiago e São Luiz Gonzaga. No início da madrugada do dia 30, os policiais se deslocaram para um silo, na periferia de São Borja. Em seguida, empreenderam uma invasão policial chamada de Operação Navalha, uma das maiores da história da corporação, que neutralizou grupos de traficantes. A investigação revelou também como criminosos ingressavam com droga vinda do Paraguai pela Argentina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário