quinta-feira, 31 de maio de 2012

EXÉRCITO: A POLICIA NACIONAL DE FRONTEIRAS

 

Jornal > Polícia

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012

Exército patrulha fronteira do RS


O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul, realiza, até amanhã, patrulhamento em vários pontos da fronteira seca do Brasil com o Uruguai. A Operação Fronteira Sul/2012 abrange a faixa terrestre do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.

Em Santana do Livramento, mais de cem militares desenvolvem operações com atuação contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O que devem pensar os vigorosos defensores da democracia assistindo o Brasil adotar adotar estratégias policiais típicas de regimes totalitários. Exército com poder de polícia só existe nas ditaduras, sejam elas de direita ou de esquerda. Porém, diante da falta de uma polícia especializada para patrulhar as fronteiras, do clamor popular por segurança e das políticas amadoras empregadas neste área pelos nossos governantes, não causa espanto para quem acompanha a segurança pública no Brasil o emprgo do valoroso Exército Brasileiro em operações de policiamento ostensivo. Vale lembrar que as pesquisas indicam as FFAA como as mais confiável das instituições brasileiras, bem acima do Judiciário, das polícias, do Congresso Nacional e dos partidos políticos.
 



Um comentário:

  1. Quando foi noticiado, há cerca de um ano ou mais, que o exército seria transformado em uma nova polícia para atuar nas fronteiras, eu previ o que iria acontecer. Disse na época que o policial exército (sim, ele agora é mais polícia que exército...) iria se ater a incomodar e criar transtornos para os cidadãos de bem que transitam pelas estradas, abstendo-se de atuar naqueles locais por onde o contrabando, armas e drogas ilícitas passam livremente. É o que mostra a fotografia, pois é muito mais confortável montar barracas na beira de estradas, próximo de todos os recursos para atender os preocupados dos policiais do exército, do que meter-se no meio dos matos, na beira de rios, onde não há recursos, e ter que enfrentar os tiros dos contrabandistas traficantes. A fotografia mostra o "enfrentamento" que os policiais do exército, com suas poderosas armas prontas ao uso, estão tendo contra o perigoso cidadão motorista do veículo, enquanto os outros policiais do exército conversam à sombra da barraca. E enquanto isto, as armas e drogas continuam a entrar livremente pelos locais onde o policial exército não está e serão os instrumentos usados pelo crime para matar os policiais estaduais, que, como sempre, continuarão a ser culpados pela criminalidade ascendente neste país onde alguns brincam de ser policiais...

    ResponderExcluir