segunda-feira, 19 de março de 2012

FORÇA NACIONAL PERMANECE NAS FRONTEIRAS

Governo prorroga permanência da Força Nacional em 11 estados. Em dez deles, homens apoiam patrulhamento nas fronteiras com outros países. O GLOBO, 19/03/12 - 9h33

RIO – O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional em 11 estados, sendo que em dez deles o efetivo ajuda a Polícia Federal no policiamento de áreas fronteiriças. A portaria, assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo, foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

Assim, a Força Nacional permanece por mais 90 dias em Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Paraná e Santa Catarina. No caso do Mato Grosso do Sul, os homens vão continuar por mais 180 dias, para dar apoio na região de fronteira com o Paraguai.

Para prorrogar a permanência da Força Nacional, o governo levou em conta a operação Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras), que visa a coibir o tráfico de drogas e armas, entradas de produtos ilícitos e saída irregular de riquezas e crimes. O Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira com dez países.

Em outra portaria, o ministro autoriza a permanência da Força Nacional no Rio Grande do Norte, a pedido da governadora Rosalba Ciarlini, para dar continuidade a investigações policiais em curso. Neste caso, os homens ficarão por mais 90 dias.

Além de contar com a ajuda dos homens da Força Nacional na fronteira, o Pará continuará com o reforço da tropa para outra ação: promover a retirada dos não-índios da Terra Indígena Apyterewa, localizada no município de São Félix do Xingu. Neste caso, os militares vão permanecer por mais 120 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário