sexta-feira, 29 de julho de 2011

BRIGADA MILITAR PROMOVE CURSO DE PATRULHAMENTO DE FRONTEIRAS


PORTAL DA BRIGADA MILITAR - www.brigadamilitar.rs.gov.br - 29/07/2011

A Brigada Militar, integrante do Sistema de Segurança Pública no esforço internacional de preservação da ordem pública, integrada com as instituições de segurança do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e Paraná, bem como com as organizações policiais da Argentina e do Uruguai, busca também o aprimoramento dos serviços prestados às comunidades de área de Fronteira.

Destarte, a ação proativa das referidas instituições repercute na realidade de segurança pública nos grandes centros e interior de todos os territórios.

Para atender esta demanda de qualificação e intercâmbio o Curso de Patrulhamento de Fronteiras tem por objeto desenvolver um padrão de procedimentos comum para a atuação integrada das instituições atuantes em áreas de fronteira, com vistas à consolidação do Sistema Internacional Regional de Segurança Pública.

Este esforço conjunto, relizado no Centro de Treinamento de Patrulhamento Rural, da Brigada Militar visa proporcionar o bem estar social às comunidades fronteiriças das nações amigas.

O Curso torna aptos os PMs que irão controlar, prevenir e reprimir os chamados crimes transnacionais, especialmente as ocorrências de tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho, furto e roubo de gado, assaltos a estabelecimentos rurais e homicídios.

Nesta edição, a formação é voltada a sargentos da Brigada Militar e também a servidores de outras forças policiais de âmbito estadual e federal, além das polícias argentina e uruguaia.

Além da edição que está em andamento no Campo de Treinamento de Patrulha Rural, em Santana do Livramento, estão previstas mais duas edições até o final de 2011, bem como edições para oficiais e gestores dessas polícias.

A Brigada Militar também está desenvolvendo cursos específicos de prevenção a roubo internacional de cargas e combate ao abigeato; na área de bombeiros, curso de combate a incêndio florestal, investigação de sinistros e acidentes com cargas perigosas.

São objetivos específicos do curso habilitar os policiais para:

- comandar frações que atuam em áreas de fronteira;
- aplicar a técnica e tática de patrulhamento em área de fronteira desenvolvendo o conhecimento acerca da abordagem policial;
- policiamento comunitário na zona urbana e rural;
- fiscalizar a documentação fiscal e sanitária para o transporte de animais;
- fiscalizar a documentação aduaneira sobre circulação de pessoas, mercadorias e veículos;
- aplicar conhecimentos da legislação ambiental;
- proceder na busca e salvamento em área de fronteira;
- prática de tiro policial;
- aplicação de pronto-socorrismo.

Todas essas atividades também buscam promover a integração e troca de experiências com as demais organizações policiais do Brasil, da Argentina e do Uruguai, sempre visando que o Estado e os países vizinhos alcancem melhores resultados na área da segurança pública para as comunidades sob sua responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário