quinta-feira, 14 de abril de 2011

RS É O CAMPEÃO DE ARMAS CONTRABANDEADAS

REPORTAGEM ESPECIAL. Estado é o campeão de armas contrabandeadas - ZERO HORA 14/03/2011

O Rio Grande do Sul se diferencia dos demais Estados brasileiros em quatro pontos nas estatísticas de desarmamento. É aquele com maior número de pistolas apreendidas (20,4% do total de apreensões) e também o de maior número de armas de uso restrito encontradas com marginais (3,9%).

Os gaúchos são também os campeões nacionais em armamento registrado legalmente na PF, com 343.927 armas de um total de 1,8 milhão cadastradas e permitidas pelos policiais federais. Há indícios de que continuam sendo também os líderes em armas clandestinas, mas não há estatística que comprove a suspeita. Não é surpresa que, no referendo de 2005, a votação contra a proibição da venda tenha sido superior à média nacional (veja ao lado).

Os rio-grandenses ainda são líderes em armas estrangeiras apreendidas, comparando-se com o total recolhido. Elas representam 18,8% do total de pistolas, revólveres, espingardas e rifles encontrados com marginais ou vigilantes clandestinos no Estado. A média de apreensões no Brasil é de 7% de armas importadas.

Para o coordenador da ONG Viva Rio, sociólogo Antônio Rangel, questões históricas explicam esse diferencial – a começar pela tradição em defender o Brasil contra estrangeiros.

– Além disso, é um Estado com mais de mil quilômetros de fronteira com países do Prata, onde as legislações sobre armas são menos restritivas. Lógico que o contrabando aí é maior – avalia o especialista.

O delegado Ildo Gasparetto, superintendente regional da Polícia Federal, ressalta que munição de calibres proibidos no Brasil (como o nove milímetros) é vendida em lojas nos países vizinhos. Ele crê que acordos acabarão por padronizar as leis, restringindo os tipos de armas.

– Os vizinhos ainda não sofrem com a criminalidade como nós. Talvez isso explique a venda de armas mais liberal naqueles países – diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário