terça-feira, 5 de abril de 2011

PEFRON - POLICIAIS CIVIS NO POLICIAMENTO DE FRONTEIRAS


Policiais civis participam do projeto PEFRON - SENASP - Polícia Civil do Paraná, 27/08/2010

Policiais Civis do Paraná participaram do Curso de Nivelamento de Conhecimento em Policiamento Especializado de Fronteiras (PEFRON), que aconteceu na sede do Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará – IESP, sendo um programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

O Curso é promovido pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública e é ministrado no município de Marituba, no Pará, tendo como conteúdo programático um período de 200 horas/aulas, abrangendo as matérias de Direitos Humanos, Instrução de Tática Individual, Legislação, Técnicas de Imobilização e Condução, Primeiros Socorros, Uso Progressivo da Força, Tecnologia de Baixa Letalidade, Armamento, Tiro Tático, Abordagem, Explosivos, Policiamento Embarcado, Operações Aquáticas, Orientação, Patrulha, Operações Aéreas, Crimes Ambientais, Narcóticos, Tráfico de Armas, Policiamento Ambiental, Biopirataria, Investigação/Inteligência, Política de Fronteiras, Estágio Operacional e Exercícios Simulados.

O Policiamento Especializado de Fronteiras (Pefron) é um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com os Governos Estaduais e vai contemplar 11 estados da federação. Foi crido para atuar nas regiões de fronteira e divisas, atuando no controle aos crimes típicos da região, por meio de ações preventivas, repressivas e itinerantes.

As unidades do Pefron serão compostas por policiais civis, policiais militares, bombeiros e peritos criminais, os quais irão trabalhar dentro das atribuições constitucionais de cada órgão, subordinadas às Secretarias de Segurança Pública de cada um dos Estados contemplados pelo projeto, num revezamento em três turnos de serviço durante o mês.

Os Policiais Civis do Estado do Paraná convocados e que concluíram com êxito o Curso do PEFRON foram o Delegado de Polícia RENATO COELHO DE JESUS, DENARC/ Foz do Iguaçu, Investigador SEBASTIÃO AFONSO FERREIRA (NINJA) - GDE/ Foz do Iguaçu, Investigador CARLOS ALBERTO AZEVEDO GOMES, 6ª SDP Foz do Iguaçu, Investigador JOSEMAR MELCHIOR, Toledo, Investigador MAYCON ROBERTO DELANTONIA, 15ª SDP – Cascavel, Investigador TITO LEMOS ROUSSENQ, DENARC/ Foz do Iguaçu, Investigador PAULO SERGIO MOTA, 15ª SDP – Cascavel e o Investigador VANDERLEI LUIZ MALINONOSWKI, 15ª SDP – Cascavel.

O Curso é intensivo, aulas durante o dia e parte das noites, uma padronização de procedimentos e técnicas com a participação de policiais de vários estados do Brasil. Muitos ficaram pelo caminho, o calor insuportável, avaliações que exigem muito dos alunos. - “Estou muito feliz por ter feito parte da equipe da Polícia Civil do Estado do Paraná presente no PEFRON”, enfatizou Afonso Ninja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário