sábado, 22 de janeiro de 2011

PACTO SUPERFICIAL PARA AS FRONTEIRAS.

PACTO DA SEGURANÇA. Cerco ao crime organizado. Ministro da Justiça e Tarso discutiram ações para fiscalizar a fronteira e enfrentar o tráfico de drogas - JOSÉ LUÍS COSTA, ZERO HORA 22/01/2011

Em seu primeiro ato oficial em público como ministro da Justiça, ontem pela manhã, em Porto Alegre, José Eduardo Cardozo deu a largada para a formação de um pacto com autoridades gaúchas contra o crime organizado. Em encontro com o governador Tarso Genro, Cardozo abriu as tratativas para estudos que vão definir as ações.

Entre as principais medidas estão o enfrentamento aos homicídios e ao tráfico de drogas – sobretudo de crack –, a geração de vagas em presídios e a fiscalização nas regiões de fronteiras para reprimir a entrada de entorpecentes, de armas e de pirataria, com uma base de operações, possivelmente em Bagé.(...)

O controle de fronteiras é considerado o projeto mais ousado. O monitoramento será realizado a partir de bases montadas – a previsão é de 11 – nas regiões limítrofes com países vizinhos, com a atuação integrada das Forças Armadas, com policiais federais e estaduais, dispondo como principal ferramenta do veículo aéreo não tripulado (Vant) para vigiar as regiões. Duas bases com operações mais avançadas, embora sem as aeronaves, já funcionam em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

A primeira base a contar com Vant deverá ser instalada em fevereiro, em São Miguel do Iguaçu, cidade do Paraná próxima à fronteira com o Paraguai. Ao todo serão comprados 14 vant, ao custo de R$ 600 milhões.

– O Estado brasileiro é mais forte do que o crime organizado – afirmou o ministro.

Para garantir o sucesso completo das operações, Cardozo pretende firmar acordos de parcerias com autoridades dos países vizinhos.

AÇÕES PREVISTAS NO ESTADO

Serão montadas bases de controle de fronteiras de norte a sul do país. A previsão inicial é de 11 bases, uma delas no Rio Grande do Sul. Bagé, cidade onde já funciona um gabinete de gestão integrada da segurança, é cotada para a instalação. O rastreamento da região será feito por meio de veículo aéreo não tripulado (Vant) dotado de computadores, radares e sensores para identificar alvos, registrar imagens e transmitir os dados para as bases.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É importante que haja um pacto pela segurança no Estado do Rio Grande do Sul, pois o Estado precisa de presídios, equipamentos, salários melhores, mais efetivos, policiamento permanente nas ruas, aproximação e qualidade no atendimento ao cidadão.

Entretanto não concordo com as medidas que estão sendo sugeridas para controle, fiscalização e vigilância das fronteiras, pois as acho superficiais, inoperantes e sem comprometimento. Defendo a criação de uma Polícia Nacional de Fronteiras, uniformizada, preparada e equipada para executar o policiamento permanente ao longo das fronteiras nos processos motorizado, aéreo, montado e em embarcações. Só assim poderemos deter o contrabando, o descaminho e o tráfico de drogas, armas, animais e pessoas.

Se continuarem insistindo apenas na manutenção de bases de vigilância e operações pontuais desenvolvidas pela PF, Forças Armadas e Polícia Rodoviária Federal, sem o patrulhamento permanente e sem o compromisso de agentes específicos para esta missão, os resultados serão pífios diante das táticas e inteligência do crime.

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM O SEU COMENTÁRIO BENGOCHEA. HOJE EU ESTAVA ASSISTINDO A TV SENADO O ASSUNTO ERA JUSTAMENTE SOBRE OS PLANOS DE COMBATE AO TRÁFICO NAS FRONTEIRAS, NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ME PARECEU UMA CONVERSA MORNA, UMA CONVERSA APENAS. NÃO SEI, MAIS ACHEI QUE SÃO ATITUDES MUITO PROVISÓRIAS O POVO BRASILEIRO JÀ ESTA CANSADO DE VER DIZER QUE VÃO FAZER E ACONTECER, MAIS NADA SAI DO PAPEL. OU MELHOR DO LUGAR. AS FRONTEIRAS SEGUNDO AGUNS QUE ESTAVAM PRESENTES NA AUDIENCIA AS FRONTEIRAS ESTÃO UM TANTO ABERTAS, COMO PORTEIRAS, PARECENDO UM QUEIJO SUÍÇO. PORQUE NÃO TOMAR ATITUDES CONCRETAS EFETIVAS? CONCORDO COM VOCÊ, SOBRE A POLICIA NACIONAL DE FRONTEIRAS UNIFORMIZADA, E PREPARADA, E BEM MAIS EQUIPADAS. É PORQUE OS TRAFICANTES ESTÃO BEM A FRENTE EM ARMAMENTO PESADO NÃO É VERDADE? E TERÁ QUE SER UM POLICIAMENTO PERMANENTE EFETIVO COM O FECHAMENTO DAS FRONTEIRAS, COM TRABALHO INTELIGENTE DA POLICIA DE FRONTEIRAS, ESPERO E DESEJO QUE DE TUDO DE CERTO, QUE OS PLANOS NÃO FIQUEM SOMENTE EM CONVERSAS... NO SENADO

    ResponderExcluir